Macron perde maioria no parlamento francês, apontam projeções
Reeleito em maio, presidente deve ter de 200 a 250 cadeiras na Assembleia Nacional; partido de Le Pen cresce
SBT News
Projeções apontam que o presidente francês, Emmanuel Macron, perdeu a maioria na Assembleia Nacional. A França voltou às urnas neste domingo (19.jun) para eleger os integrantes do parlamento.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Aliados de Macron devem ocupar de 200 a 250 cadeiras no parlamento. O número é inferior às 289 necessárias -- de um total de 577 -- para compor maioria.
Com isso, o presidente, reeleito em maio, enfrentará dificuldades para comandar o país, em uma situação pouco usual na história da França. Ele deve enfrentar como principais oposicionistas uma coalizão formada por extrema-esquerda, socialistas e Partido Verde. Pelas projeções, esse bloco terá de 150 a 200 assentos.
A sigla de extrema-direita Reagrupamento Nacional, comandada pela candidata derrotada nas eleições presidenciais Marine Le Pen terá um crescimento expressivo, chegando até 80 cadeiras -- pelo menos oito a mais do que tem atualmente.
Eleita para mais um mandato em seu domicílio eleitoral, Hénin-Beaumont, Le Pen disse querer fazer de Macron um "presidente minoritário". "Vamos encarnar uma oposição firme, ou seja, sem conivência, uma oposição responsável. Isso quer dizer respeitosa com as instituições e sempre construtiva, porque nossa primeira e única bússola é o interesse da França e do povo francês", declarou.
Com informações da Associated Press