UE assina acordo para compra de vacinas contra varíola dos macacos
Cerca de 900 casos da doença já foram relatados em 19 países pertencentes ao bloco
Camila Stucaluc
A União Europeia (UE) assinou, nesta 3ª feira (14.jun), um acordo com a empresa de biotecnologia Bavarian Nordic para o fornecimento de cerca de 110 mil doses de vacinas contra a varíola dos macacos. Segundo a Comissão, os imunizantes serão entregues proporcionalmente aos países-membros, começando onde há mais evidência de casos.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Apesar de ainda não possuir autorização para efetuar a vacinação na região, a UE informou que já está em contato com os órgãos reguladores para buscar a liberação das aplicações. No geral, a Bavarian Nordic estima que concluirá as entregas dos imunizantes nos próximos meses, uma vez que os envios começarão de imediato.
A explosão repentina de casos de varíola dos macacos em países não endêmicos vem preocupando especialistas e profissionais da saúde. Cerca de 900 casos da doença já foram relatados em 19 países pertencentes à UE, bem como na Noruega e na Islândia, que, apesar de não serem membros do bloco, também terão direito às vacinas.
+ Governo de Minas Gerais apura morte suspeita de varíola dos macacos
+ Varíola dos macacos pode ser grave em crianças e imunossuprimidos
No mundo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) notifica mais de mil infecções por varíola dos macacos em países não endêmicos. Além dos relatos de homens que fazem sexo com homens, algumas nações começaram a registrar uma aparente transmissão comunitária.