Coreia do Norte faz nova série de disparos de artilharia
Ação acontece poucos dias após advertências de líderes da Coreia do Sul e Estados Unidos
Camila Stucaluc
O exército da Coreia do Sul informou, nesta 2ª feira (13.jun), que detectou uma nova série de disparos de artilharia feitos pela Coreia do Norte durante o último fim de semana. A ação acontece poucos dias após o líder norte-coreano, Kim Jong Un, prometer utilizar "poder por poder" para defender a soberania do país.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Segundo as autoridades sul-coreanas, os supostos disparos aconteceram entre 8h07 e 11h03 locais (20h07 e 23h03 no horário de Brasília) do sábado (11.jun), com altitude relativamente baixa e curto alcance. Com isso, o gabinete presidencial do país anunciou uma reunião para discutir as ações procedentes de Pyongyang.
Os disparos acontecem após advertências de Seul e Washington de que o regime norte-coreano está se preparando para realizar um novo teste nuclear. Na última semana, por exemplo, a secretária de Estado adjunta dos Estados Unidos, Wendy Sherman, afirmou que, caso o teste aconteça, o governo dará uma "resposta rápida e contudente".
"Qualquer teste nuclear seria uma violação completa das resoluções do Conselho de Segurança da ONU. Haverá uma resposta rápida e contundente a tal teste", disse Sherman. Ela destacou ainda que o país não tem intenções hostis e que o governo norte-americano vai continuar pressionando Pyongyang a escolher o caminho da diplomacia.
+ Senado dos EUA anuncia acordo para limitar violência armada no país
Na 2ª feira (6.jun), as forças armadas dos Estados Unidos e da Coreia do Sul lançaram oito mísseis balísticos ao largo da costa oriental da península coreana. Os lançamentos tiveram como objetivo demonstrar a capacidade dos governos de responder aos ataques norte-coreanos, que disparou, no último dia 5, a 18ª rodada de testes de mísseis apenas em 2022.