Número de armas fabricadas nos EUA quase triplica em 20 anos
Levantamento aponta que produção sem rastreamento aumenta os crimes no país

Camila Stucaluc
Um levantamento feito pelo Departamento norte-americano de Álcool, Tabaco, Armas de Fogo e Explosivos mostrou que o número de armas de fogo fabricadas nos Estados Unidos aumentou exponencialmente nos últimos 20 anos. Segundo os dados, 11,3 milhões de armas foram produzidas em 2020, aproximadamente o triplo das 3,9 milhões que foram fabricadas no ano 2000.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Durante o período analisado, também foi constatado que o número de "armas fantasmas" também cresceu. Ao todo, a polícia norte-americana recuperou 19.344 do tipo de armamento com fabricação não serializada ou caseira -- o que dificulta o rastreamento pelo governo -- em 2020, contra apenas 1.758 no ano de 2016.
"À medida que a tecnologia avança na fabricação de [armas de fogo de fabricação privada], houve um aumento correspondente no uso de crimes", constatou o departamento.
"Como sua fabricação e distribuição não são regulamentadas, é quase impossível saber quantas armas estão sendo feitas e distribuídas no comércio ou sendo usadas por criminosos", afirmam as autoridades.
Apenas em 2022, cerca de 18 mil pessoas morreram devido à violência armada nos Estados Unidos, incluindo quase 10,3 mil suicídios, de acordo com balanço da ONG Gun Violence Archive. No último fim de semana, foram registrados três tiroteios, deixando nove mortos e 30 feridos.
Os incidentes ocorreram poucos dias após o país vivenciar dois ataques em massa. Em Tulsa, Oklahoma, quatro pessoas morreram após um homem começar a atirar contra a entrada de um centro médico, enquanto em Uvalde, no Texas, um ataque em uma escola primária matou 21 pessoas, sendo 19 crianças menores de 10 anos.
+ NY aumenta idade mínima para compra de armas semiautomáticas
Uma pesquisa recente da CBS descobriu que 62% dos norte-americanos concordam com a proibição nacional de rifles semiautomáticos. O apoio popular é ainda mais forte para verificações de antecedentes de todos os compradores de armas, 81%.