Ex-Pantera Negra ganha liberdade após 49 anos preso nos EUA
Sundiata Acoli foi condenado em 1974 pelo assassinato de um policial estadual, em Nova Jersey
SBT News
O tribunal de Nova Jersey concedeu a liberdade condicional a Sundiata Acoli, 85, um dos ex-membros mais velhos do Panteras Negras. Condenado à prisão perpétua em 1974 pelo assassinato de um policial estadual, Acoli passou quase meio século atrás das grades.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Durante todos esses anos, Acoli alegou inocência. Em 1973, ele se envolveu em uma troca de tiro com a polícia durante uma fuga com dois membros do Exército de Libertação Negra, braço armado dos Panteras Negras. Segundo Acoli, ele teria perdido a consciência ao ser ferido e, quando acordou, estava próximo do policial Wener Foerster, morto no tiroteio.
Depois de negar a liberdade condicional por diversas vezes, nesta 3ªfeira (10.mai), a Suprema Corte de Nova Jersey decidiu derrubar uma decisão do conselho de liberdade condicional, que classificava o prisioneiro como um "risco para a segurança pública".
"O Conselho não conseguiu provar por uma preponderância de evidências que há uma probabilidade substancial de que, se libertado em liberdade condicional, Acoli irá cometer um crime. Acoli deve ser solto porque os padrões legais para concessão de liberdade condicional foram cumpridos, sem levar em conta fatores estranhos como simpatia ou paixão ou opinião pública", afirmou o Supremo Tribunal em sua decisão
A decisão foi celebrada por apoiadores e familiares do idoso, que pediam por sua liberdade, afirmando que que ele já havia cumprido mais de duas vezes sua sentença original, e sofre de demência em estágio inicial.
The New Jersey Supreme Court correctly upheld the law today, granting the release of 85-year-old Sundiata Acoli after serving more than 49 years in prison. STAY TUNED FOR MORE INFO! #WEBROUGHTSUNDIATAHOME pic.twitter.com/BqRDsE4m9T
? SundiataAcoli (@SundiataAcoli) May 10, 2022