Publicidade
Mundo

China registra primeiro caso de gripe aviária H3N8 em humanos

Infecção foi descoberta em menino de 4 anos; risco de transmissão para outras pessoas é baixo

Imagem da noticia China registra primeiro caso de gripe aviária H3N8 em humanos
gripe aviária
• Atualizado em
Publicidade

A China registrou o primeiro caso de infecção humana da variante H3N8 da gripe aviária no mundo. A informação foi divulgada, nesta 3ª feira (26.abr), por autoridades sanitárias do país.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

A infecção foi descoberta em um menino de 4 anos da província central de Henan, que havia apresentado sintomas da doença no dia 05 de abril. Em nota, a Comissão Nacional de Saúde chinesa informou que nenhum contato próximo da criança testou positivo para o vírus, e ressaltou que o risco de transmissão da doença entre humanos é baixo. As autoridades afirmaram ainda que o infectado havia tido contato com frangos e corvos criados em sua casa.

Segundo a comissão, uma avaliação inicial determinou que a variante ainda não apresenta habilidade de infectar efetivamente seres humanos e que, por isso, o risco de uma epidemia em grande escala é baixo.

A H3N8 já havia sido detectada, anteriormente, em outros países, em animais como cachorros, pássaros e focas. Atualmente, outras variantes diferentes da gripe aviára circulam na China, porém, a incidência em humanos ocorre de forma esporádica, normalmente, em pessoas que trabalham ou vivem em contato com aves. No ano passado, a o país reportou o primeiro caso de H10N3 em humanos.

Leia também:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade