Franceses vão às urnas neste domingo no segundo turno das eleições
Disputa está entre o atual presidente, Emmanuel Macron, e a candidata da extrema-direita Marine Le Pen
SBT Brasil
O segundo turno das eleições presidencias na França será neste domingo (24.abr). Os franceses terão que escolher a liderança do país entre o atual presidente, Emmanuel Macron, e a candidata de extrema-direita Marine Le Pen.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A campanha política foi proibida no país neste sábado (23.abr). E em alguns distritos da França, a votação já começou. A sensação de repetição do cenário de 2017, no entanto, frustrou parte do eleitorado, e pode afastar das urnas uma parcela importante da população. "Estou decepcionado com o resultado do primeiro turno. Ainda não sei se vou sair para votar", afirmou o eleitor Frederik.
Com eleitores mais progressistas, parte da capital francesa encara o segundo turno com um voto sem convicção para evitar a ascensão da extrema-direita.
Do outro lado, a franco-brasileira Brima Fernandez, indica que a popoularidade de Le Pen se dá em parte da população que está insatisfeita com o atual governo por trabalhar muito sem retornos sociais. "Acha que Marine Le Pen é a única solução porque é um 'contrapoder'. Não é verdade, porque a Le Pen sempre esteve no poder, sempre foi eleita", opina.
O jornal francês Le Figaro classificou a corrida deste ano como "sem novidades". Outros, como o Le Monde, falaram da preocupação com a abstenção. Já o Le Parisien lembra que, mesmo que seja vencedor, Macron deve ter menos votos do que teve quando ganhou pela última vez.
Emmanuel Macron foi o candidato mais votado do primeiro turno. No entanto, foi a escolha de apenas 28% dos franceses que foram às urnas.