Rússia acusa Wikipedia de divulgar 'informações falsas' sobre guerra
Órgão regulador russo ameaça multar plataforma caso publicações não sejam apagadas
SBT News
O regulador de comunicações da Rússia, Roskomnadzor (Serviço Federal de Supervisão de Comunicações, Tecnologia da Informação e Meios de Comunicação de Massa), enviou um pedido à Wikipédia para que apague "informações falsas" sobre a guerra contra os ucranianos.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Em nota divulgada nesta (5.abr), o órgão afirma que materiais foram postados em massa na plataforma, divulgando informações "não confiáveis" sobre o que a Rússia chama de "operação especial" na Ucrânia.
"Os autores de artigos postados na Wikipédia deliberadamente desinformam os usuários do recurso da internet com informações francamente falsas. Nos artigos publicados no recurso, é promovida uma interpretação exclusivamente anti-russa dos eventos", diz o texto.
Segundo o Roskomnadzor, um pedido já havia sido à administração da Wikipedia para remover as informações. A administração do site, no entanto, ainda não atendeu à exigência do departamento.
De acordo com a lei russa, o proprietário de um recurso da Internet que não exclua informações ilegais quando solicitado pelo Roskomnadzor pode ser multado em até 4 milhões de rublos, o equivalente a US$ 48.120,30.