Astronauta dos EUA e cosmonautas russos pousam no Cazaquistão
Equipe deixou Estação Espacial Internacional na mesma cápsula
SBT News
Um astronauta da NASA e dois cosmonautas russos retornaram nesta 4ª feira (30.mar) para a Terra depois de deixarem a Estação Espacial Internacional na mesma cápsula. O astronauta norte-americano pegou uma carona no foguete Soyuz e pousou no Cazaquistão ao lado de Pyotr Dubrov e Anton Shkaplerov, da Agência Espacial Russa.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Mark Vande Hei quebrou recorde ao ficar 355 dias em órbita. Ele foi o último a sair da capsula e recebeu atendimento de uma pequena equipe de médicos da NASA. Ele e a equipe devem retornar para os Estados Unidos nos próximos dias.
Apesar do crescente conflito entre os dois países, os astronautas declararam que no espaço são uma equipe. "As pessoas têm problemas na Terra. Em órbita... somos uma equipe", disse Shkaplerov em uma transmissão ao vivo pela TV da NASA na 3ª feira (29.mar). A estação espacial é um símbolo de "amizade e cooperação e... futuro da exploração do espaço".
Welcome home, @Astro_Sabot!
? NASA (@NASA) March 30, 2022
Setting the record for longest single NASA spaceflight, Mark Vande Hei spent 355 days off the planet. He contributed to hundreds of science experiments that benefit life on Earth and will help shape future deep space missions: https://t.co/pDrxnJsCoU pic.twitter.com/c29QGWS1QJ