Jane Campion ganha o Oscar de Melhor Direção com "Ataque dos Cães"
Diretora neozelandesa é a terceira mulher a levar a estatueta na categoria
Cleide Klock
A diretora neozelandesa Jane Campion foi agraciada pela direção de "Ataque do Cães", filme com maior quantidade de indicações, 12 no total, mas este por enquanto foi a primeira estatueta na premiação. Campion há havia feito história antes mesmo da festa do Oscar, já que é a primeira mulher a ser indicada duas vezes como melhor diretora, em 94 anos de premiação.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Ao receber o prêmio ela falou de Thomas Savage, que escreveu "Ataque dos cães", em 1965. "Nada seria possivel sem esse homem que nunca conheci. Ele escreveu sobre crueldade querendo falar sobre bondade", disse ela.
Jane Campion já havia sido indicada ao Oscar pela direção de "O Piano", em 1994. Na época, o filme ganhou oito indicações e levou três Oscars, dentre eles de Melhor Roteiro para Campion. Mas, em 1994, ela perdeu o prêmio de direção para Steven Spielberg - por "A
Lista de Schindler" que também desbancou "O Piano" na estatueta principal. Neste ano, Campion e Spielberg se enfrentaram novamente nessas duas categorias, Spielberg com "Amor Sublime Amor".
Campion é terceira mulher a receber o prêmio, depois de Kathryn Bigelow, em 2010, com "Guerra ao Terror", e Chloé Zhao, no ano passado, com "Nomadland".
Ela já acumula também as maiores premiações da temporada como o BAFTA, Globo de Ouro, Critics Choice Awards, tanto com as estatuetas de direção quanto de Melhor Filme.
Leia também:
+ Will Smith dá tapa em Chris Rock após piada sobre sua mulher no Oscar