Ariana DeBose ganha o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante
A atriz era a grande favorita pelo papel de Anita em "Amor, Sublime Amor"
"Se você já teve sua identidade questionada, eu digo: há um lugar para nós", disse Ariana DeBose ao receber o prêmio e exaltando as raízes negras e latinas. Ela também agradeceu Rita Moreno que a aplaudiu da plateia. Também fez questão de se declarar para a mãe: "Te amo mãe! E Steven Spielberg, não te largo mais".
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A atriz já era a grande favorita pelo papel de Anita em "Amor, Sublime Amor". Ganhou os principais prêmios da temporada incluindo o Bafta, Critic Award e o SAG e o Globo de Ouro. A atriz Rita Moreno recebeu o Oscar há 60 anos como Melhor Atriz Coadjuvante pelo mesmo papel de Anita.
"Eu quero estar na América, porque mesmo nesse mundo que a gente vive, aqui os sonhos se realizam", disse Ariana ao receber o prêmio.
Conhecendo Spielberg
Steven Spielberg conheceu DeBose nos bastidores depois de vê-la se apresentar no musical "Hamilton", na Broadway. Mas, a atriz estava cética em aceitar o convite para reviver Anita, por achar que Rita Morena já havia entregado tudo à personagem de Anita. Em um primeiro momento chegou a dizer "não" ao convite de Spielberg para fazer o teste para o filme, também por achar que uma grande produção Hollywoodiana não iria contratar uma "desconhecida" para este papel. Meses após o primeiro 'não' aceitou o teste e relembrou que estava fazendo a unha quando teve a notícia que ganhou o papel.
"Eu estava relutante para fazer esse papel pois eu precisava ter algo mais para oferecer, por que qual é a necessidade de duplicar ou reciclar algo tão icônico? Quando eu a encontrei pela primeira vez eu tive uma crise de ansiedade e Rita Moreno me falou: "pense em algo que te faça única". E eu fiz isso. Tomei as rédeas deste papel, confiante. Então, absorvi o legado de 60 anos deste filme e pensei: 'Quando eu assisti à atuação de Rita Moreno no filme original, eu tinha oito anos e me apaixonei pela aquela mulher dançando em seu vestido roxo (Rita Moreno, no filme), me vi nela de alguma maneira, ela parecia eu. E, chegou um momento que eu refleti: 'Eu vou ser aquela mulher dançando agora com o vestido amarelo para algumas meninas, que vão se ver nesta personagem. Não era mais sobre sentir pressão, mas sim ser uma possibilidade para meninas que se pareçam comigo", disse a atriz em um evento pré-Oscar em Los Angeles.
Dos palcos ao telão
Nascida em 1991 em Wilmington, na Carolina do Norte, DeBose é filha de pai afro-porto-riquenho e mãe branca. A atriz começou a dançar aos três anos e competiu na New York City Dance Alliance e West Coast Dance Explosion, antes de mudar o foco para o teatro e musicais quando adolescente.
Começou a carreira como dançarina e participou do reality show So You Think You Can Dance e logo chegou aos palcos da Broadway, onde atuou no papel principal de The Donna Summer Musical, pelo qual ganhou uma indicação no Tony Award 2018, de Melhor Atriz em um Musical.
Leia também: