Publicidade
Mundo

EUA anunciam sanções contra milionários russos aliados de Putin

Maior iate do mundo foi confiscado; proprietário é dono da segunda maior empresa de telefonia celular da Rússia

Imagem da noticia EUA anunciam sanções contra milionários russos aliados de Putin
milionário russo
• Atualizado em
Publicidade

Os Estados Unidos anunciaram novas sanções contra milionários russos aliados de Vladimir Putin. Um deles é o dono do maior iate do mundo. A embarcação, avaliada em mais de R$ 3 bilhões, já havia sido confiscada pela Alemanha. O proprietário é Alisher Usmanov - dono de mineradoras e da segunda maior empresa de telefonia celular da Rússia. O mesmo ocorreu na França, com um iate do bilionário russo Igor Sechin.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

O anúncio saiu no meio da tarde. Os alvos, segundo a Casa Branca, são sete oligarcas russos, seus familiares e o porta-voz de Vladimir Putin, Dmitry Peskov. Todos serão cortados do sistema financeiro americano e terão bens confiscados.

Os estados unidos reiteraram que não têm intenção de entrar em guerra com a Rússia e que o foco é dar suporte militar e humanitário à Ucrânia - junto com os aliados da Otan. Na Casa Branca, o presidente Joe Biden, inclusive, pediu 10 bilhões de dólares adicionais de ajuda para o governo ucraniano. A aprovação ainda depende do Congresso.

Na 4ª feira (02.mar), os Estados Unidos também anunciaram sanções econômicas com foco no setor de energia. Os americanos proibiram a exportação de tecnologia usada nas refinarias russas - uma forma de atacar a principal fonte de renda do governo de Vladimir Putin. Por agora, o governo de Joe Biden ainda não considera cancelar a importação de petróleo russo para não afetar a demanda mundial - disse a porta-voz da Casa Branca.

As sanções à Rússia já afetam vários setores. Uma das maiores empresas de varejo e considerada a maior fabricante de móveis do mundo anunciou o fechamento de todas as lojas em solo russo. A fórmula 1 comunicou a rescisão do contrato para a realização do Grande Prêmio da Rússia. 

Na Paralimpíada de Inverno em Pequim, atletas russos e bielorrussos foram banidos - inclusive aqueles que optaram por competir sem bandeira. A decisão foi tomada depois que as delegações de vários países ameaçaram não participar do evento, que começa nesta 6ª feira (03.mar).

Leia também:

+ Famílias que contrataram barriga de aluguel na Ucrânia sofrem com a guerra

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade