Tribunal de Haia abre investigação sobre crimes cometidos pela Rússia
Procurador confirmou apuração acerca de crimes de guerra, contra a humanidade e genocídio na Ucrânia
SBT News
O procurador Karim Khan, do Tribunal Penal Internacional, em Haia, afirmou nesta 4ª feira (03.mar) que foi aberta a investigação sobre os supostos crimes cometidos pela Rússia no confronto contra a Ucrânia. A decisão aconteceu após o pedido de 39 países.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O estados-membros do tribunal apresentaram acusações de crimes de guerra, contra a humanidade e genocídio que teriam sido cometidos pela Rússia em território ucraniano desde 21 de novembro de 2013.
"Conforme mencionado em minha declaração de 28 de fevereiro, em seu exame preliminar da situação na Ucrânia, meu gabinete já havia encontrado uma base razoável para acreditar que crimes dentro da jurisdição do Tribunal haviam sido cometidos e havia identificado casos potenciais que seriam admissíveis", afirmou Karim Khan.
"Com uma investigação ativa em andamento, repito meu apelo a todos os envolvidos em hostilidades na Ucrânia para que cumpram estritamente as regras aplicáveis ??do Direito Internacional Humanitário. Nenhum indivíduo na situação da Ucrânia tem licença para cometer crimes dentro da jurisdição do Tribunal Penal Internacional", completou Khan.
De acordo com a ONU,mais de um milhão de pessoas já deixaram a Ucrânina após o início da guerra contra a Rússia, que começou há sete dias. A estimativa é que outras quatro milhões devem deixar o país nas próximas semanas e meses se o conflito continuar
Leia também: