Ucrânia proíbe homens de 18 a 60 anos de deixarem o país
Medida ficará em vigor até a suspensão da lei marcial e tem como objetivo reforçar as equipes de combate
SBT News
O governo da Ucrânia publicou, na noite de 5ª feira (24.fev), uma ordem que proíbe temporatiamente todos os cidadãos do sexo masculino de 18 a 60 anos de idade de deixarem o país. A medida, conforme informado, tem como objetivo incentivar uma mobilização militar geral para combater as forças russas.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Em particular, é proibido que homens de 18 a 60 anos, cidadãos ucranianos, deixem as fronteiras da Ucrânia", disse o comunicado. "Este regulamento permanecerá em vigor durante o período do regime legal da lei marcial. Pedimos aos cidadãos que levem em consideração esta informação", informou o Serviço de Guarda de Fronteiras do Estado.
Segundo o governo, a mobilização militar deverá ser feita em até 90 dias, com o alistamento de recrutas e reservistas. Todos devem comparecer às instituições das Forças Armadas da Ucrânia para entregar os documentos exigidos.
+ Ucrânia explode ponte em Kiev para atrasar chegada de exército russo
A situação está ficando cada vez mais tensa com o avanço das tropas russas pelo país. Nesta manhã (25.fev), o governo relatou a presença de militares perto da capital, Kiev, e disse que a cidade deve enfrentar um combate iminente. Até o momento, a pasta contabiliza 137 mortes e 316 feridos.
Veja as últimas notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia
+ Agência nuclear da Ucrânia relata aumento dos níveis de radiação de Chernobyl
+ Rússia estará pronta para negociação após Ucrânia recuar, diz ministro