Unicef alerta que ataque à Ucrânia representa ameaça a crianças
Para António Guterres, secretário-geral das Nações Unidas, esse é o pior momento de seu mandato
Ao menos 7,5 milhões de crianças do país ucraniano estão ameaçadas diante das hostilidades praticadas contra a Ucrânia na manhã desta 5ª feira (24.fev). Na visão de Catherine Russell, diretora da Unicef, tiros e armas pesadas já prejudicaram instalações de água e educação. "O fogo de armamentos pesados ao longo da linha de contato já danificou infraestruturas críticas nos últimos dias", declarou ele em comunicado.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Neste momento, a Unicef apela para que o secretário-geral da ONU solicite um cessar-fogo imediato, reforçando o pedido de que respeitem as obrigações internacionais de proteção de danos às crianças. O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, comentou que esse é o momento mais triste de todo seu mandato. Em apelo, ele pediu que a Rússia pare suas tropas e dê chances à paz.
Responsável por oferecer ajuda humanitária e desenvolvimento a crianças de todo o mundo, a ONU solicitou que todas as partes se privem de atacar infraestruturas essenciais para o público infantil, como sistemas de água e saneamento, ambientes de saúde e educação. Nesta manhã, um ataque aéreo russo atingiu a área residencial de Chuhuiv, na Ucrânia, deixando um morto e outros 12 feridos.
Leia também
+ Rússia x Ucrânia "pode começar a qualquer momento", diz conselheiro
+ Biden: "Rússia é responsável pela morte e destruição que este ataque trará"
+ "Não permitiremos que Putin destrua a Europa", diz Comissão Europeia
+ Brasil não deve reconhecer regiões separatistas da Ucrânia, diz Mourão
+ "Cortamos relações diplomáticas com a Rússia", diz presidente da Ucrânia