Rússia e EUA recorrem à diplomacia para resolver crise ucraniana
Secretário de Estado norte-americano e chanceler russo se encontraram em reunião nesta 6ª feira
SBT News
Os Estados Unidos e a Rússia estão dispostos a encontrar uma saída diplomática para resolver a crise na Ucrânia, impulsionada pelo deslocamento de tropas russas às fronteiras do país no ano passado e a consequente ameaça de um ataque à região. Nesta 6ª feira (21.jan), o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, e o chanceler russo, Sergei Lavror, participaram de uma reunião em Genebra, Suíça, com o intuito de debater o assunto.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
No encontro, que durou uma hora e meia, os representantes concordaram em manter o diálogo entre os dois países. Além disso, ficou acordado que os Estados Unidos irão responder por escrito às demandas reinvindicadas pelos russos, que atualmente incluem a saída da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) da Romênia e da Bulgária e a não entrada da Ucrânia na aliança militar. Uma nova reunião entre os presidentes dos dois países, Joe Biden e Vladimir Putin, não está descartada.
Para os americanos, é essencial que os mais de 100 mil soldados russos sejam retirados da fronteira ucraniana. Biden voltou a comentar o cenário na última 4ª feira (19.jan), afirmando que ainda não há um consenso entre os membros da Otan para o que será feito no caso de uma invasão russa. O americano, no entanto, já sinalizou que sanções serão aplicadas ao Kremlin caso haja o ataque.