Tufão nas Filipinas deixa ao menos 375 mortos e 56 desaparecidos
Resultados da tempestade na região foram os mais destrutivos já registrados este ano
O número de mortos devido à passagem do supertufão Rai chegou a 375 nas Filipinas, enquanto o número de desaparecidos atingiu 56. Os dados são do novo balanço da polícia nacional, divulgados nesta 2ª feira (20.dez).
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
De acordo com a Agência Meteorológica das Filipinas, o tufão atingiu a costa da ilha de Siargao na última 5ª feira (16.dez), às 13h30 locais, com ventos de 195 quilômetros por hora (km/h), pouco antes de ter chegado à ilha, com ventos de 240 km/h. A passagem da tempestade resultou no evacuamento de 300 mil pessoas, mas 500 ainda ficaram feridas.
O supertufão arrancou telhados e árvores, derrubou postes de eletricidade, demoliu casas de madeira e inundou aldeias. Os resultados da tempestade, segundo a agência meteorológica, foram os mais destrutivos a atingir as Filipinas este ano. No último sábado (18.dez), o presidente Rodrigo Duterte visitou as regiões atingidas e prometeu US$ 40 milhões em ajuda.
Hoje, milhares de policiais, militares, agentes da Guarda Costeira e bombeiros continuam mobilizados para ajudar nas buscas e nos resgates nas áreas impactadas. Retroescavadeiras e tratores também estão sendo usados para ajudar a desobstruir estradas bloqueadas.