Lula encontra Alberto Fernández, Cristina Kirchner e Mujica na Argentina
Petista recebeu prêmio argentino Azucena Villaflor
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontrou nesta 6ª feira (10.dez), na Argentina, com o presidente do país, Alberto Fernández, a vice-presidente, Cristina Kirchner, e o ex-presidente do Uruguai José Mujica. Os políticos de esquerda estiveram reunidos, em Buenos Aires, em cerimônia de entrega do Prêmio Azucena Villaflor e, depois, em ato artístico e cultural na Praça de Maio, organizado em comemoração aos 38 anos de democracia no território argentino, dois anos do governo de Fernández e ao Dia dos Direitos Humanos.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Criado em 2003 pelo ex-presidente argentino Néstor Kirchner para reconhecer cidadãos ou entidades que se destacaram por sua carreira cívica em defesa dos direitos humanos, o Prêmio Azucena Villaflor é entregue anualmente. Nesta 6ª feira, Lula foi um dos agraciados. O motivo, segundo a equipe do petista, é seu trabalho em defesa da democracia e dos direitos humanos e em favor da unidade dos países da Américas Latina e do Sul.
Mujica e o vencedor do Nobel da Paz de 1980, Adolfo Pérez Esquivel, por exemplo, também receberam a homenagem. A cerimônia foi realizada no Museu do Bicentenário da Casa Rosada. Na ocasião, Fernández afirmou que Lula sempre lutou pela democracia e pelos direitos humanos. Posteriormente, o ato na Praça de Maio, em que o presidente argentino, Cristina Kirchner, Mujica e Lula discursaram, reuniu uma multidão de pessoas.
Plaza de Mayo lotada pra celebrar a democracia. Obrigado, Alberto Fernández (@alferdez) e Cristina Kirchner (@CFKArgentina) por esse momento histórico na nossa luta por uma América Latina mais justa e soberana. ??
? Lula (@LulaOficial) December 10, 2021
? @ricardostuckert pic.twitter.com/3461TVsy1e
Veja também: