Publicidade
Mundo

Atividades vulcânicas em La Palma podem terminar esse ano, diz estudo

Lava já destruiu mais de mil hectares da ilha e deixou milhares desabrigados

Imagem da noticia Atividades vulcânicas em La Palma podem terminar esse ano, diz estudo
Segundo estudo, sismicidade da região onde fica o vulcão vem registrando baixos níveis | Reprodução/Twitter abiansangil
• Atualizado em
Publicidade

As atividades do vulcão Cumbre Vieja em La Palma, na Espanha, podem terminar ainda no fim deste ano, segundo estudos científicos do Plano de Prevenção de Riscos Vulcânicos das Ilhas Canárias (Pevolca). Nos últimos dias, a sismicidade da região onde fica o vulcão está registrando baixos níveis, assim como os tremores e presença de dióxido de enxofre.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

"Precisamos do fim da erupção para reconstruir a ilha, da qual ninguém deve sair por causa deste fenômeno natural", afirmou o presidente do governo regional das Ilhas Canárias, Ángel Víctor Torres. Segundo ele, uma área de mais de mil hectares já foi destruída desde a erupção do vulcão, em 19 de setembro. 

+ Após 2 meses, vulcão Cumbre Vieja tem novo foco emissor de lava

No entanto, apesar das previsões positivas, o diretor técnico do Pevolca, Miguel Ángel Morcuende, disse que o fim imediato do processo ainda não é totalmente certo, já que depende de fatores que estão longe do controle humano. Enquanto isso, novas medidas foram anunciadas para auxiliar as mais de 7 mil pessoas que foram afetadas pela erupção do vulcão, que também vem impactando na atividade econômica da ilha.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade