Estação Espacial Internacional faz manobra para não bater em lixo espacial
Estados Unidos e Rússia trocam acusações por destroços de resíduos que atrapalharam a órbita da base
SBT News
Por muito pouco a Estação Espacial Internacional (ISS) não sofre um acidente. Segundo o chefe da agência espacial Russa (Roscosmos), a ISS teve de desviar de um fragmento de um veículo de lançamento dos Estados Unidos de 1994, forçando os astronautas na base a fazer a manobra.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Desde que a Rússia conduziu um teste de míssil anti-satélite no mês de novembro, as chamadas para monitorar e regular o lixo espacial aumentaram. Isso acontece porque segundo autoridades norte-americanas, gerou um campo de destroços em órbita, que representaria um perigo para as atividades espaciais por anos.
O chefe da Roscosmos, Dmitry Rogozin, disse que o o lixo espacial em questão era um veículo de lançamento dos Estados Unidos que foi mandado para órbita em 1994.
????????? ????????? ?????? ?????? ??? ??? ????????? ?? «???????????? ??????». ??? ????? ?????????????? ????????? ??????? #??????????18. ? ??????? 160,9 ??????? ?????? ?????? ??????? ??????????? ?? 310 ??????.
? ????????? (@roscosmos) December 3, 2021
????????? ?? ?????????? ?? ??????? ??????? #??????20 8 ??????? pic.twitter.com/yF1rrlVuho
A agência espacial russa ainda relata que a manobra não-programada realizada pelo controle da missão fez com que a órbita da estação caísse 310 metros por três minutos para evitar a colisão com o objeto.
No entanto, Rogozin afirma que a manobra não afeta o lançamento do foguete Soyuz MS-20 previsto para 8 de dezembro, no Cazaquistão e sua posterior atracação à base espacial.