Meghan Markle ganha processo judicial contra jornal britânico
Caso tem como base a publicação de várias partes de uma carta pessoal escrita pela duquesa ao pai
SBT News
A duquesa de Sussex, Meghan Markle, venceu, nesta 5ª feira (2.dez), um processo contra a Associated Newspapers pela publicação de artigos expondo partes de uma carta particular que escreveu ao pai, em 2018, após se casar com o Príncipe Harry. O tribunal manteve a decisão da Suprema Corte, em fevereiro, que classificou a ação da empresa de comunicação como "violação ilegal a privacidade".
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A decisão foi conhecida às 10h, com os três juízes seniores a darem razão a Meghan, mesmo após a empresa recorrer contra o processo. "Aqueles conteúdos eram pessoais, privados e não eram assunto legítimo de interesse público", diz o veredito. "Os artigos no Mail on Sunday interferiram com a expectativa razoável de privacidade da duquesa e não foram um meio justificável ou proporcional de corrigir as incoerências sobre a carta."
Em nota, Meghan condenou a editora por tratar o processo como "um jogo sem regras" e disse que a decisão foi uma vitória não apenas particular, mas que também engloba todos aqueles que já sentiram medo de defender o que é certo. "O que mais importa é que agora somos coletivamente corajosos o suficiente para remodelar uma indústria de tablóides que condiciona as pessoas a serem cruéis e lucrar com as mentiras e a dor que elas criam", completou a duquesa.
+ Time lista Príncipe Harry e Meghan Markle entre 100 pessoas mais influentes do mundo
O caso teve como ponto de partida a publicação em cinco artigos de várias partes de uma carta pessoal que Meghan escreveu ao pai em agosto de 2018. A duquesa ganhou o caso no início deste ano, quando um juiz do Supremo Tribunal decidiu em seu favor, evitando assim um julgamento. Contudo, em novembro, a Associated Newspapers pediu um recurso e argumentou que o caso deveria ir a tribunal, alegando que o conteúdo da carta poderia ter sido vazado pelo próprio pai.