Primeiro-ministro do Iraque sobrevive a ataque com drone explosivo
Três dispositivos foram enviados para a residência de Mustafa AL-Kadhimi, mas apenas um detonou
O primeiro-ministro do Iraque, Mustafa AL-Kadhimi, saiu ileso de um ataque com drone explosivo na madrugada de domingo (7.nov), na Zona Verde de Bagdá. O ato foi divulgada por um comunicado militar, informando que dois membros da guarda pessoal presidencial ficaram feridos.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Uma tentativa fracassada de assassinato contra o primeiro-ministro, comandante das Forças Armadas, com um drone armado de explosivo que tentou atacar sua residência na Zona Verde de Bagdá. O primeiro-ministro não ficou ferido e está bem de saúde. As forças de segurança estão tomando as medidas necessárias em relação a esta tentativa fracassada", disse o exército iraquiano.
Segundo o texto, três drones foram lançados de um local próximo à Ponte da República, sendo que dois deles foram destruídos durante o voo. O terceiro drone, no entanto, conseguiu detonar a carga transportada contra a casa de AL-Kadhimi. A ofensiva ocorreu enquanto centenas de manifestantes realizavam um protesto na entrada da Zona Verde contra o resultado das eleições parlamentares de 10 de outubro.
+ Policial é alvo de ataque com faca no sul da França
Momentos depois do ataque, o premiê pediu "calma e moderação a todos". "Eu fui e continuo a ser um projeto de redenção para o Iraque e para o povo iraquiano. Os mísseis da traição não desanimarão os crentes e irão abalar a estabilidade e determinação de nossas heróicas forças de segurança para preservar a segurança do povo, fazer justiça e estabelecer a lei em vigor", escreveu nas redes sociais.
Até o momento, nenhum grupo terrorista assumiu a autoria do ataque.