Publicidade
Mundo

Alemães se preparam para eleger novo primeiro-ministro

Pesquisas indicam vitória de partido de centro-esquerda

Imagem da noticia Alemães se preparam para eleger novo primeiro-ministro
Eleições para primeiro-ministro da Alemanhã acontecem neste domingo
• Atualizado em
Publicidade

As eleições para primeiro-ministro da Alemanha acontecem neste domingo (26.set). O apelo da atual primeira-ministra Angela Merkel, que se despede do governo após 16 anos, para emplacar seu candidato Arminn Laschet, não tem adiantado. 

Saiba mais:
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Laschet não é unanimidade nem no próprio partido, a União Democrata Cristã (CDU). A risada do candidato durante uma homenagem aos quase 200 mortos nas enchentes no oeste do país em julho desagradaram a população.

O episódio ajudou a ressuscitar o partido Social Democrata da Alemanhã (SPD), de centro-esquerda alemã, que estava desacreditado há anos. Seu líder, Olaf Scholz, é o atual ministro das finanças da Alemanha e conseguiu emplacar uma mensagem de estabilidade, algo que ajuda muito a convencer os alemães.

A centro-esquerda estava em um distante terceiro lugar, antes de ganhar a liderança. Depois, ultrapassou o partido Verde e a CDU.

Como adotam um sistema parlamentarista, os alemães não escolhem diretamente o primeiro-ministro. Eles votam duas vezes, a primeira em representantes de distritos eleitorais que ocuparão o parlamento e a segunda em partidos. Com os assentos do parlamento escolhidos, o candidato tem que ter aprovação de mais de 50% dos parlamentares para ser aprovado. 

O diretor do centro de estudos latino-americanos da universidade de Berlim Sérgio Costa, da universidade de Berlim, explica que a volta dos Verdes ao governo pode piorar a relação da Alemanha com o Brasil.

"Eu tenho certeza que o Partido Verde vai fazer exigências pesadas com relação à proteção climática, a povos indígenas no Brasil e isso pode levar até a criar sanções paro brasil, sanções comerciais", alerta o professor.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade