Acesso a água pode ser restrito a mais de 5 bilhões de pessoas em 2050
Segundo OMM, reduções mais significativas ocorrem na Antártida e na Groenlândia
SBT News
A Organização Mundial de Meteorologia (OMM) fez um alerta global nesta 3ª feira (5.out): mais de 5 bilhões de pessoas poderão ter acesso limitado a água em 2050. Segundo a entidade, o armazenamento de água no solo diminuiu cerca de um centímetro por ano desde 2010.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Essas perdas têm consequências importantes para a segurança hídrica", destacou a organização, sobretudo porque "a água doce utilizável e disponível representa apenas 0,5% da água presente na Terra". As reduções mais significativas ocorrem na Antártida e na Groenlândia, além das áreas densamente povoadas, localizadas em latitudes mais baixas.
Ao mesmo tempo, os riscos relacionados à água aumentaram nas últimas décadas. Desde 2000, por exemplo, o número de inundações aumentou em 134%, quando comparado com as duas décadas anteriores, enquanto a duração das secas subiu 29% no mesmo período.
+ Nível do Cantareira cai para menos de 30%, o mais baixo em 5 anos
A OMM ressaltou ainda que 40% dos países não possuem coleta de dados sobre as variáveis hídricas básicas, e que 60% deles não dispõem de toda a capacidade necessária para prestar serviços climáticos ao setor de águas.
Wake up to the looming water crisis, multi-agency #ClimateServices for #Water report warns
? World Meteorological Organization (@WMO) October 5, 2021
About 3.6 billion people have inadequate access to water at least 1 month per year. By 2050, this is expected to rise to more than 5 billion
Details https://t.co/YhOPw5hF8c pic.twitter.com/5kM54XSUtG