Coreia do Norte dispara míssil em direção ao mar do Japão
Primeiro-ministro Yoshihide Suga disse que governo japonês intensificou vigilância e que monitora a situação
SBT News
A Coreia do Norte disparou um míssil de curto alcance em direção ao mar do Japão na manhã desta 3ª feira (28.set).
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O lançamento, sua terceira rodada de disparos de armas neste mês, ocorreu apenas três dias depois que a Coréia do Norte repetiu sua oferta de negociações condicionais com a Coréia do Sul. No início de setembro, a Coreia do Norte anunciou que tinha realizado com sucesso testes de lançamento de mísseis de cruzeiro de longo alcance desenvolvidos recentemente.
As forças armadas sul-coreanas disseram acreditar que a Coreia do Norte lançou um míssil de curto alcance a partir da região norte do país em direção a sua costa leste. Os militares da Coreia do Sul acrescentam ainda que estão coletando e analisando informações juntamente com os militares dos Estados Unidos.
O Comando Indo-Pacífico dos EUA disse que o lançamento não representava uma ameaça imediata, mas destacou "o impacto desestabilizador do programa de armas ilícitas (da Coreia do Norte)".
O primeiro-ministro japonês, Yoshihide Suga, disse que a Coréia do Norte disparou "o que poderia ser um míssil balístico". Além disso, alegou que seu governo intensificou sua vigilância e está monitorando a situação. Autoridades do governo japonês afirmam ser improvável que o suspeito míssil balístico tenha caído dentro da zona econômica exclusiva do Japão.
Um lançamento de míssil balístico violaria uma proibição do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre atividades balísticas da Coréia do Norte, mas o conselho normalmente não impõe novas sanções à Coreia do Norte para lançamentos de armas de curto alcance.