Comissão Europeia propõe carregador universal para todos os equipamentos
Além de ajudar o consumidor, medida quer diminuir o lixo eletrônico produzido anualmente
Na manhã desta 5ª feira (23.set), a Comissão Europeia propôs a inserção de um carregador universal para equipamentos eletrônicos a todos os países da União Europeia (UE). A medida, segundo a comissão, poderá permitir a redução dos três modelos atuais para apenas um padrão.
Saiba mais:
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Hoje, a Comissão dá um passo importante contra o lixo eletrónico e os inconvenientes para os consumidores, causados pela prevalência de carregadores diferentes e incompatíveis para dispositivos eletrónicos", anunciou a comissão.
O padrão sugerido é o USB-C. "Com a proposta de hoje para uma diretiva revista [...], o suporte de carregamento e a tecnologia de carregamento rápido serão harmonizados: USB-C se tornará a porta padrão para todos os smartphones, tablets, câmaras fotográficas, altifalantes portáteis e consoles de videogames portáteis". A proposta, no entanto, ainda precisa passar pelos países membros da UE para ser aprovada.
A ideia da introdução de um carregador comum para reduzir a produção de resíduos eletrônicos já foi defendida pela entidade diversas vezes. Desde que a proposta começou a ser debatida, em 2009, por exemplo, os 30 modelos de carregadores que estavam disponíveis no mercado foram reduzidos a três.
Em janeiro de 2020, a assembleia europeia adotou uma resolução para exigir um carregador universal na UE em prol dos direitos do consumidor e do meio ambiente. A ideia, contudo, é sempre criticada por empresas tecnológicas que possuem seus próprios equipamentos.