Erupção de vulcão em La Palma pode durar até 84 dias
Mais de seis mil moradores já foram retirados das áreas expostas à atividade vulcânica desde domingo
SBT News
A erupção do vulcão em La Palma, nas Ilhas Canárias, que começou no domingo (19.set), pode durar entre 24 e 84 dias, com média geométrica de cerca de 55 dias, segundo cálculos do Instituto Vulcanológico das Ilhas Canárias (Involcan).
Saiba mais:
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O instituto explica que a duração da erupção é uma das perguntas mais feitas por especialistas. Ela pode ser calculada utilizando os dados conhecidos sobre a duração de outras erupções históricas que ocorreram na ilha de La Palma. A última erupção vulcânica na ilha, a de Teneguía em 1971, durou 24 dias. A de San Juan, em 1949, durou 47 dias, e a de Charco em 1712, 56 dias.
A partir desses dados, o Involcan calcula que a erupção atual poderia durar 55 dias, com máximo de 84 dias e mínimo de 24.
Após ter provocado um grande número de abalos sísmicos na ilha durante as últimas semanas, a erupção vulcânica em La Palma emitiu diariamente entre 6.140 e 11.500 toneladas de dióxido de enxofre (SO2) para a atmosfera. O instituto diz que a área afetada pelos fluxos de lava totaliza 154 hectares, com base em imagens de satélite.
La superficie afectada por las coladas de lava de la #erupcionlapalma alcanza las 154 ha / The surface affected by the #lapalmaeruption lava flows reaches 154 ha @CopernicusEMS pic.twitter.com/lrNZh9Waha
? INVOLCAN (@involcan) September 22, 2021
Segundo as autoridades, mais de seis mil moradores já foram retirados das áreas expostas à atividade vulcânica. A erupção na ilha de La Palma registou o surgimento de outra boca eruptiva na cidade de Tacande, em El Paso, na noite de 2ª feira (20.set), o que obrigou a novas evacuações da população.
A nova boca do vulcão Cumbre Vieja surgiu a cerca de 900 metros da principal e é a nona já registrada, segundo informações do Plano Especial de Emergências Devido a Risco Vulcânico das Canárias (Pevolca).