Vídeos: crianças são entregues a soldados em Cabul
Desespero faz pais afegãos deixarem filhos com militares
Thiago Ferreira
O caos tomou conta da região do Aeroporto Internacional de Cabul desde que o Talibã reassumiu o poder no Afeganistão, no último domingo (15.ago). O medo de ver os filhos sendo criados sob a tutela de um regime repressor fez com que pais e mães entregassem crianças pequenas para os soldados norte-americanos e britânicos que fazem a patrulha dentro do aeroporto.
Vídeos postados nas redes sociais e divulgados por jornalistas que estão em Cabul fazendo a cobertura da crise no local mostram a situação desesperadora, sobretudo das mães. "Elas gritavam 'salvem o meu bebê' e jogaram as crianças na nossa direção. Algumas delas chegaram a cair no arame farpado. Foi horrível o que aconteceu", informou um paraquedista do exército do Reino Unido ao jornal britânico The Independent.
Apesar do esforço dos pais para garantirem a fuga dos filhos, o secretário de Defesa do governo britânico, Ben Wallace, disse nesta 5ª feira (19.ago), à agência de notícias Reuters, que não existe a possibilidade de retirar do país menores desacompanhados. "Não podemos simplesmente levar um menor por conta própria. A família também terá que ser levada. É muito, muito difícil para aqueles soldados lidarem com pessoas desesperadas, que estão apenas querendo sair do país", disse o secretário.
Segundo o Departamento de Defesa dos Estados Unidos, cerca de 7 mil pessoas já conseguiram deixar o Afeganistão nos últimos dias. O presidente Joe Biden afirmou que existem ainda 15 mil soldados norte-americanos em território afegão e que, se for preciso, vai mantê-los na região até que o último cidadão dos Estados Unidos consiga sair do Afeganistão em segurança.
Veja mais imagens das crianças sendo entregues, gravadas pela Associted Press: