Homem é detido com explosivos próximo ao Capitólio, nos EUA
Floyd Roy Roseberry jogou o caminhão que dirigia e dizia conter explosivos sobre a calçada da Biblioteca do Congresso
A Polícia do Capitólio dos Estados Unidos (USCP, em inglês) deteve um homem que disse estar portando explosivos perto da Biblioteca do Congresso, em Washington D.C., nesta 5ª feira (19.ago).
O suspeito, identificado pelas autoridades como Floyd Roy Roseberry, de 49 anos, jogou o caminhão que dirigia, e que afirmou estar carregado com explosivos, sobre a calçada da biblioteca.
"O motorista do caminhão disse ao policial que estava no local que tinha uma bomba e o que parecia ser, segundo o policial, um detonador na mão", disse o chefe de polícia do Capitólio, Thomas Manger, em coletiva de imprensa.
Roseberry fazia uma transmissão ao vivo em uma rede social, mas o sinal foi cortado após cerca de meia hora. "Estou tentando falar com Joe Biden pelo telefone. Estou estacionado aqui na calçada ao lado de todas essas coisas bonitas", disse ele. "Não vou machucar ninguém, Joe. Não vou puxar o gatilho dessa coisa. Não posso." Mas avisou: "Estou te avisando, se os atiradores (...) começarem a atirar por essa janela, essa bomba explode".
Prédios próximos foram evacuados e as ruas que rodeiam o complexo do Capitólio foram fechadas. Em seu perfil oficial no Twitter, a USCP confirmou que Roseberry foi detido. "Ele saiu do veículo e se entregou. As unidades táticas que estavam perto o detiveram sem incidentes", disse Manger à imprensa.