Publicidade
Mundo

Biden afirma que não se arrepende de ter tirado tropas do Afeganistão

Presidente dos Estados Unidos fez pronunciamento após tomada do país pelo Talibã

Imagem da noticia Biden afirma que não se arrepende de ter tirado tropas do Afeganistão
Joe Biden afirma que não se arrepende de retirada das tropas americanas no Afeganistão
• Atualizado em
Publicidade

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, se manifestou nesta 2ª feira (16.ago) pela primeira vez após a tomada do poder no Afeganistão pelo Talibã, e afirmou que não se arrepende de ter tirado as tropas americanas do país.

Em sua defesa, Biden alega que as autoridades afegãs abriram mão de uma possível reação contra o grupo extremista, e que não cabe aos Estados Unidos arriscar a vida de seus soldados para proteger o território.

"Os líderes do país fugiram. Isso comprovou que não devemos estar lá. Não devemos lutar e morrer em uma guerra que os afegãos não querem lutar. Demos a eles todas as chances que podíamos, mas não podíamos dar a vontade de lutar", afirmou o presidente americano.

"Quantas gerações mais teríamos de enviar para lá? Não vou repetir erros do passado, de lutar em guerras sem fim que não tem a ver com os interesses dos EUA", completou.

A retirada das tropas americanas do Afeganistão começou após o acordo selado entre o então presidente Donald Trump e o Talibã no início de 2020, encerrando um conflito que se iniciou em 2001, após o atentado do 11 de setembro.

Após assumir o cargo, Joe Biden manteve o acordo com o o grupo extremista, e tirou as forças que permaneciam no país no último mês de julho. A saída dos americanos abriu caminho para que o Talibã avançasse pelo país e tomasse a capital Cabul.

Confira o discurso completo de Biden abaixo (em inglês):

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência com os nossos serviços, a fim de personalizar as publicidades e recomendar conteúdos de seu interesse, seguindo a nossa Política de Privacidade