Talibã assume controle de 15 das 34 capitais provinciais do Afeganistão
Grupo dominou as regiões de Lashkar Gah e Kandahar; combates já provocaram 3,3 milhões de deslocados
SBT News
Mais duas capitais provinciais do Afeganistão foram conquistadas pelo grupo extremista Talibã nesta 6ª feira (13.ago). Agora, os membros dominam as regiões de Lashkar Gah, capital da província de Helmand, e Kandahar, segunda maior cidade da nação, totalizando o controle de 15 das 34 capitais do país em pouco mais de uma semana.
"Os talibãs estão avançando em muitas áreas, e as províncias de Zabul, Uruzgan, Logar e Maidan Wardak serão conquistadas em breve", disse o porta-voz do grupo islâmico, Zabihullah Mujahid, a agência de notícias ANSA.
A ofensiva do movimento islâmico vem acontecendo desde maio desde ano, após o anúncio da retirada das tropas militares dos Estados Unidos da região, que deve ser finalizada até o fim de agosto. Com isso, os combates pelo território vêm se intensificando à medida em que mais e mais militares deixam o país.
Segundo a Agência da Organização das Nações Unidas para os Refugiados, as ações dos talibãs já resultaram em 3,3 milhões de deslocados na região. Apenas em maio, foram contabilizados 250 mil refugiados, dos quais 80% são mulheres e crianças.
+ ONU denuncia mortes e pede fim dos combates no Afeganistão
Na 5ª feira (12.ago), países como Canadá, Reino Unido e Estados Unidos enviaram tropas militares para o resgate e evacuamento de seus cidadãos. Nas próximas 24 horas, cerca de três mil tropas norte-americanas e 600 soldados britânicos chegarão ao país.