Sydney convoca 300 militares para assegurar respeito ao lockdown
Maior cidade da Austrália enfrenta nova onda de infecções pela variante Delta do novo coronavírus
SBT News
Na Austrália, o Exército foi chamado para assegurar que as medidas não farmacológicas contra o novo coronavírus sejam respeitadas na maior cidade do país, a capital Sydney.
Cerca de 300 soldados ajudarão no patrulhamento das ruas, conforme comunicou o governo australiano nesta 6ª feira (30.jul). As patrulhas começam na próxima 2ª feira (2.ago), após treinamento especializado em vigilância sanitária.
O comissário do estado, Mick Fuller, explicou que os soldados devem ajudar a polícia a ir de porta em porta para garantir que as pessoas que testaram positivo para covid-19 estejam respeitando as normas de isolamento.
Variante delta
Devido a um surto da variante delta do coronavírus, que começou em junho na Austrália e já causou quase 3 mil infecções e resultou em 13 mortes, vigora em Sydney um lockdown rígido até pelo menos 28 de agosto.
A medida impede que os cerca de 5 milhões de habitantes da cidade saiam de casa, exceto para exercícios físicos, compras, cuidados médicos ou outras questões essenciais.
Autoridades estabeleceram nesta semana para alguns subúrbios mais afetados restrições ainda mais severas, que incluem testes obrigatórios e uso de máscaras ao ar livre.
Apesar das medidas de isolamento, as infecções continuam a se espalhar em Sydney. A metrópole registrou 170 novos casos nesta sexta-feira, e um recorde de 239 no dia anterior.
O ministro da Saúde do estado de Nova Gales do Sul, Brad Hazzard, reclamou que as pessoas estavam esperando tempo demais para fazerem o teste depois de apresentarem sintomas.