Emergência na Alemanha faz buscas por milhares de desaparecidos após enchentes
Bélgica, Luxemburgo e Holanda também contabilizam mortos e desabrigados das tempestades
SBT News
A equipe de emergência alemã continua nesta 6ª feira (16.jul) à procura de milhares de pessoas desaparecidas depois das fortes chuvas e enchentes que deixaram 103 mortos no oeste do país e 15 na Bélgica.
Em Washington, onde se encontrou com o presidente Joe Biden, a chanceler Angela Merkel demonstrou grande preocupação. "Temo que só veremos a extensão total do desastre nos próximos dias", afirmou.
Os temporais também castigam a Bélgica, Luxemburgo e Holanda, onde pessoas tiveram que deixar suas casas em Maastricht.
Segundo o jornal The Guardian, pesquisadores do clima já haviam previsto que a falta de cuidado com o meio ambiente causariam inundações, ondas de calor, secas e outras formas de clima extremo.
O professor de climatologia e hidrologia da mudança global do Instituto Potsdam para pesquisa de Impacto Climático disse que não estamos apenas acima do normal, mas em "domínios que não esperávamos em termos de extensão espacial e velocidade de desenvolvimento".
O Papa Francisco manifestou seu pesar pelas inúmeras mortes e estragos causados pelas enchentes na Alemanha em mensagem enviada ao presidente alemão, Franz-Walter Steimeier.
Veja reportagem do SBT Brasil: