"Brasileiros vieram da selva e argentinos da Europa", diz Fernández
Após a repercussão negativa, presidente da Argentina pediu desculpas por meio das redes sociais
SBT News
O presidente da Argentina, Alberto Fernández, fez uma declaração racista na manhã desta 4ª feira (9.jun) durante um encontro com o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, em Buenos Aires. Na ocasião, Fernández disse que os "mexicanos vieram dos índios e os brasileiros saíram da selva". Os argentinos, por sua vez, "vieram de barcos da Europa".
De acordo com o presidente argentino, sua citação foi inspirada -- erroneamente -- em uma frase do diplomata mexicano Octavio Paz, vencedor do Prêmio Nobel de Literatura. O poeta teria dito que "os mexicanos descendem dos astecas, os peruanos dos incas e os argentinos, dos navios".
No entanto, veículos de comunicação da Argentina afirmaram que o trecho mencionado por Fernández faz parte da canção Llegamos de Los Barcos, do músico argentino Litto Nebbia. Em espanhol, a música diz que os "brasileiros chegaram da selva, os mexicanos vieram dos índios e nós, argentinos, chegamos de barcos que vieram da Europa".
Após a repercussão negativa, Fernández pediu desculpas por meio das redes sociais. "Afirmou-se mais de uma vez que 'os argentinos descendem de navios'. Na primeira metade do século 20, recebemos mais de 5 milhões de imigrantes que viviam com nossos povos nativos. Nossa diversidade é um orgulho. Eu não quis ofender a ninguém, de qualquer forma, a quem se sentiu ofendido ou invisibilizado, desde já minhas desculpas", escreveu.
A nadie quise ofender, de todas formas, quien se haya sentido ofendido o invisibilizado, desde ya mis disculpas.
? Alberto Fernández (@alferdez) June 9, 2021