Atirador invade pátio de empresa ferroviária e mata oito pessoas nos EUA
Polícia norte-americana informou que o suspeito trabalhava no local onde ocorreram os disparos
Thiago Ferreira
Um funcionário da Autoridade de Transporte do Vale de Santa Clara (VTA) invadiu o pátio da empresa de trens e abriu fogo contra colegas, por volta das 6h30 desta 4ª feira (26.mai), em San José, na Califórnia.
De acordo com o presidente do conselho de administração da VTA, Glenn Hendricks, os tiros foram disparados em uma área do pátio onde os funcionários fazem a manutenção dos veículos. O autor dos disparos, que também morreu na ação, não teve a identidade revelada pela polícia. Ainda não está claro se o atirador cometeu suicídio ou se foi morto pelos policiais.
O prefeito de San José, Sam Liccardo, foi até o local do ataque e lamentou o episódio, que chamou de "muito sombrio". O governador da Califórnia, Gavin Newsom, afirmou que também está acompanhando de perto a situação.
Segundo a Gun Violence Archive, organização sem fins lucrativos que monitora a violência com armas de fogo nos EUA, o país contabiliza 232 tiroteios em massa (quatro ou mais pessoas baleadas) e 15 chacinas (quatro ou mais pessoas assassinadas) somente em 2021. Em abril deste ano, o presidente norte-americano Joe Biden classificou os tiroteios em massa como uma epidemia de violência no país.