Obrigatoriedade da máscara segue em muitos comércios nos Estados Unidos
A exigência persiste apesar da nova recomendação de pessoas totalmente imunizadas não precisarem da proteção
Patrícia Vasconcellos
Washington DC - No hotel da região central da capital americana, funcionários atendem normalmente com nariz e boca protegidos na manhã desta 6ª feira (14.mai). Na cafeteria, a mesma cena. Entre os hóspedes no lobby, todos estavam com máscara e respeitaram o distanciamento na fila ao fazer o pedido de refeição matinal. No restaurante da mesma região, o aviso: o uso de máscara segue obrigatório aos que chegam e querem se sentar na parte interior. A retirada da proteção deve acontecer uma vez que a pessoa já está sentada à mesa
Na tarde de quinta-feira, 14 de maio, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos emitiu uma nova orientação em relação à prevenção contra a Covid19. Os especialistas em saúde orientam que para pessoas que já foram totalmente vacinadas há pelo 14 dias, o uso da máscara não é mais necessário tanto em ambientes abertos quanto fechados. O CDC ainda orienta que, para estas pessoas totalmente imunizadas, fica liberada a necessidade de quarentena após viagem dentro dos Estados Unidos. A pessoa não precisa fazer teste para detecção de Covid antes de viagem internacional a menos que o país de destino exija. Outras recomendações: em aviões, ônibus, trens e outras formas de transporte público, em aeroportos e estações de trem o uso de máscara ainda é necessário. O CDC pontua que pessoas totalmente vacinadas que chegam aos EUA devem continuar a apresentar teste negativo para a doença antes do embarque.
Importante ressaltar que a posição do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos é uma orientação não uma regra. As normas são estabelecidas pelos governos locais, pelas empresas ou repartições públicas. Cada lugar define as regras de prevenção. Na Casa Branca, o presidente Joe Biden teve a agenda alterada de última hora na quinta-feira (13) para inclusão de um pronunciamento no Rose Garden após o comunicado do CDC. Pela primeira vez em um ano, o democrata saiu sem máscara para falar com a imprensa. Biden disse: "Hoje é um grande dia para a América em nossa longa batalha contra o novo coronavírus. Apenas algumas horas atrás, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças anunciou que não há mais recomendação para que pessoas totalmente vacinadas precisam usar máscara. Isso vale para áreas internas ou externas. É um marco importante. É um grande dia. E isso é possível graças ao sucesso extraordinário que estamos tendo em vacinar tantas pessoas rapidamente".
Na Casa Branca, o uso da máscara foi dispensado para pessoas que já foram totalmente imunizadas há pelo menos 14 dias. No Congresso, o uso segue obrigatório nas sessões do plenário. A regra foi mantida pela presidente Nancy Pelosi por precaução, segundo a democrata. Pelo Twitter, a vice-presidente Kamala Harris escreveu: "Algo para sorrir. se você está totalmente vacinado, você pode parar de usar a máscara".
Something to smile about: If you?re fully vaccinated, you can stop wearing a mask. pic.twitter.com/evtqeLXplG
? Vice President Kamala Harris (@VP) May 14, 2021
Lanches gratuitos para quem se vacinar contra Covid19 em Nova York
Outra realidade nos Estados Unidos é a desconfiança de muitos americanos em relação aos imunizantes. Há pessoas que se recusam a receber a vacina porque têm dúvidas. Em Nova York, o prefeito Bill de Blasio apelou para uma campnha que oferece um lanche, um sanduiche com batatas fritas, para quem se imunizar contra o novo coronavirus. Na coletiva de imprensa que ele dá diariamente, o prefeito virou garoto propaganda. Levou para a mesa a refeição e abocanhou o lanche, às 10 horas da manhã, dizendo que estava delicioso.
Get vaccinated and you too can have a burger for breakfast. You've earned it! https://t.co/pDbx60ytUh
? Mayor Bill de Blasio (@NYCMayor) May 13, 2021
Segundo a prefeitura de Nova York, sete milhões de doses já foram aplicadas em moradores da cidade. Sobre a proposta de vacinar turistas, o prefeito Bill de Blasio afirmou há alguns dias que o governo estadual havia aprovado a sugestão mas até o momento o governador Andrew Cuomo não se pronunciou sobre o assunto.
Assista à reportagem completa do SBT Brasil: