Trabalho jornalístico do SBT é escolhido para exibição única em Nova York
'Toque de Recolher' mostra bastidores da cobertura durante protestos contra o racismo e a violência policial
SBT News
Nova York - A competição mensal New York Movie Awards selecionou, entre todos os inscritos em 2020, 11 vídeos de vários países para a sessão de reabertura neste domingo, 9 de maio, após um ano de pausa por causa da pandemia. Na lista restrita de eleitos, está o documentário que mostra os bastidores da cobertura do SBT durante os protestos contra o racismo e a violência policial em Nova York no ano passado.
Na platéia, estavam 28 espectadores. Todos, cineastas e realizadores das produções escolhidas e convidados. Antes de entrar no teatro, todos tiveram que comprovar imunização completa contra a covid19. Na sala, as poltronas foram posicionadas com distanciamento e o uso de máscara foi obrigatório durante toda a exibição.As sessões mensais e gratuitas do New York Movie Awards no teatro Kraine Theatre, na badalada região de East Village, recomeçaram com um variado repertório. Além da produção da equipe do jornalismo do SBT - representada pela correspondente internacional Patrícia Vasconcellos, realizadora do documentário exibido - estavam curtas-metragens como "Inner Selves", da diretora Meriem Sakrouhi. "Todos passamos por momentos de introspecção nesta pandemia e isso foi o que representei no meu filme", disse Meriem que teve pela primeira vez uma produção exibida na tela grande. Ela estava acompanhada de famíliares.
Burak Tatar, cineasta turco baseado nos Estados Unidos, teve o curta-metragem "Bust" exibido entre os 11 filmes selecionados. "Bust" venceu na categoria melhor filme de ação em outubro do ano passado na competição realizadora do evento. Burak Tatar disse que estava grato pela oportunidade de ter o trabalho exibido na tela grande e também ter a chance de interagir com realizadores de outros trabalhos. "Toque de Recolher", da equipe do SBT em Nova York, foi a única produção jornalística entre os trabalhos selecionados. Além do reconhecimento internacional pela seleção na sessão gratuita do último domingo, 9, em Manhattan, o documentário ganhou três prêmios em 2020. Melhor documentário curta-metragem na competição New York Film Awards, Melhor Filme de Justiça Social e Prêmio do Grande Júri de melhor direção de curta na competição New York International Film Awards. A reportagem é da correspondente Patrícia Vasconcellos, com imagens de Givaldo Aires e edição de Sandro Dourado.
+ Documentário de correspondente do SBT ganha NY International Film Awards