Publicidade
Mundo

Austrália em alerta com bactéria comedora de carne

Cientistas acreditam que destruição de árvores onde vivem gambás seja o motivo do aumento da doença

Imagem da noticia Austrália em alerta com bactéria comedora de carne
Gambás australianos | reprodução
• Atualizado em
Publicidade

O sinal vermelho acendeu na Austrália por causa de uma doença que parece uma picada de mosquito, mas que além de irritar a pele causa uma ferida que não se fecha. É a úlcera de Buruli causada por uma infecção bacteriana que pode destruir tecidos moles se não for tratada.

Segundo os cientistas, a bactéria comedora de carne pode ter sido transmitida depois da que foram destruídas as árvores onde vivem gambás. As fezes dos animais misturada à terra vêm causando o aumento dos casos da doença. Também não é descartada a picada de mosquitos e outros insetos que transportem a bactéria para os humanos.

Segundo reportagem da BBC, em todo o estado de Victoria, o número de casos mais do que triplicou nos últimos anos: em 2014, os médicos notificaram 65 casos da doença; em 2019, foram registrados 299, enquanto no ano passado, 218.

A úlcera de Buruli é tratada com uma dose forte de dois antibióticos potentes que precisam ser tomados por várias semanas e, muitas vezes, meses: a rifampicina, que também é usada no tratamento de outras infecções bacterianas graves, incluindo tuberculose e hanseníase, e a moxifloxacina, que pode ser usada para tratar a peste.
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade