Publicidade
Mundo

Ação contra Google é maior processo antitruste em 20 anos nos EUA

O Departamento de Justiça norte-americano acusa a empresa de monopólio nas buscas online e na publicidade da internet

Imagem da noticia Ação contra Google é  maior processo antitruste em 20 anos nos EUA
busca google
• Atualizado em
Publicidade
O Departamento de Justiça abriu hoje um processo contra o Google, onde alega que a empresa tem abusado de seu domínio nas buscas online para sufocar a concorrência e prejudicar os consumidores. 

"O Google é agora a porta de entrada incontestável para a internet a bilhões de usuários em todo o mundo. Para o bem dos consumidores, anunciantes e todas as empresas norte-americanas que agora dependem da economia da internet, chegou a hora de parar a conduta anticompetitiva do Google e restaurar a concorrência", afirma a ação.

O processo marca o maior caso antitruste em uma geração, comparável ao processo contra a Microsoft movido em 1998 e ao processo contra a AT&T, de 1974, que levou à dissolução do Sistema Bell.

Os promotores alegam que o Google agiu ilegalmente e afirma que "na ausência de uma ordem judicial, o Google continuará executando sua estratégia anticompetitiva, prejudicando o processo competitivo, reduzindo a escolha do consumidor e sufocando a inovação".

Segundo a imprensa internacional, um funcionário do Departamento de Justiça disse que "nada está fora de questão".

Representantes do Google não comentaram o assunto. A companhia teve receita de 162 bilhões de dólares em 2019, mais do que o Produto Interno Bruto (PIB) de países como Hungria, Ucrânia e Marrocos.
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência com os nossos serviços, a fim de personalizar as publicidades e recomendar conteúdos de seu interesse, seguindo a nossa Política de Privacidade