Justiça condena traficante que recebeu mais de 29 carregadores de fuzis poloneses em casa no Rio
Diego Basílio Ribeiro vai responder por tráfico internacional de arma de fogo; ele disse que recebeu encomenda para não incomodar vizinho
A juíza federal Ana Paula Carvalho, da 6ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, condenou o traficante Diego Basílio Ribeiro, conhecido também como Ratão, a 13 anos e 6 meses de prisão por ter recebido em casa 29 carregadores de fuzis de origem polonesa. Ele vai responder por tráfico internacional de munição de arma de fogo.
A denúncia do Ministério Público Federal (MPF) aponta que Diego Ribeiro morava em um condomínio de luxo em Vargem Grande, na zona oeste do Rio, quando recebeu, entre outubro e novembro do ano passado, os equipamentos para AK-47. De acordo com as investigações, foram pagos mais de R$ 1 mil em trâmites alfandegários.
Segundo o MPF, a Receita Federal identificou a remessa postal “contendo falsa declaração de conteúdo” para Ricardo Fernandes, uma pessoa já falecida. Funcionários do condomínio onde o traficante morava foram ouvidos e confirmaram que Diego recebeu a encomenda em nome de Ricardo.
+ Polícia do Rio investiga morte de bebê de 2 anos; família é suspeita de maus-tratos
Em depoimento à Justiça Federal, o criminoso negou que a encomenda fosse para ele e disse que assinou os documentos entregues pelo carteiro para não prejudicar o vizinho.
“Assinei porque achei que fosse prejudicar de repente algum morador, porque, se fosse levar para os Correios, iria ter que ir lá buscar”, argumentou o traficante.
O réu foi preso no dia 14 de novembro de 2023 durante uma operação conjunta entre a Polícia Federal e a Receita Federal. No dia prisão, todos os 29 carregadores recebidos na caixa foram apreendidos pelos agentes.