Fux intima Nikolas Ferreira em ação de injúria contra Lula
Parlamentar chamou presidente de "ladrão" durante evento da ONU nos EUA
Camila Stucaluc
O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), intimou o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) a apresentar sua defesa no processo em que é acusado de injúria contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo a decisão, proferida na terça-feira (4), o parlamentar terá até 15 dias para cumprir a determinação.
O caso se refere ao discurso de Nikolas durante a Cúpula Transatlântica da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova York, em novembro de 2023. Na ocasião, o deputado chamou Lula de “ladrão”, afirmando que o presidente deveria “estar na prisão”
A intimação acontece após Nikolas rejeitar uma proposta de transação penal apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) – na qual o acusado se compromete a cumprir determinadas medidas em troca do encerramento do processo. Neste caso, o deputado teria que pagar R$ 10 mil e excluir as publicações sobre o tema nas redes sociais.
+ Erika Hilton processa Nikolas Ferreira por crime de transfobia e cobra indenização de R$ 5 milhões
Como Nikolas rejeitou a proposta, o processo tramita normalmente. Após o deputado apresentar a defesa, os ministros do STF decidirão se receberão ou não a denúncia. Caso os magistrados aceitem, o parlamentar se tornará réu na Corte.