Cármen Lúcia se reúne com presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais para planejar eleições
Ministra realizou seu primeiro compromisso como presidente do TSE
SBT News
O primeiro compromisso da nova presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, foi se reunir com os presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais, para planejar as eleições municipais deste ano. A ministra tomou posse na noite de segunda-feira.
Durante a cerimônia, a ministra fez um discurso duro contra a disseminação de notícias falsas e mensagens de ódio nas redes sociais. Ela defendeu uma punição aos que atentam contra a democracia.
"A mentira espalhada pelo poderoso ecossistema digital das plataformas é um desaforo tirânico contra a integridade das democracias, é um instrumento de covardes e de egoístas. Contra o vírus da mentira, há o remédio eficaz da informação séria e responsável. A maneira continuará a ser duramente combatida", disse a presidente do TSE.
Cármen sucede Moraes
Cármen Lúcia entra no lugar de Alexandre de Moraes na presidência do TSE. A sucessão na Corte Eleitoral se dá pelo critério de antiguidade de ministros do STF no tribunal.
Essa será a segunda vez que Cármen Lúcia comanda o TSE. Natural de Montes Claros (MG), a ministra foi a primeira mulher a presidir o tribunal, de 2012 a 2013. Ela foi indicada ao STF por Lula em 2006.