Justiça

Brasil Agora: Dino estreia no plenário do STF nesta quarta (28), em ação sobre "sobras eleitorais"

Julgamento do Supremo pode resultar na perda de mandato de sete deputados; a repórter Paola Cuenca explica tudo sobre esse assunto

Imagem da noticia Brasil Agora: Dino estreia no plenário do STF nesta quarta (28), em ação sobre "sobras eleitorais"
Paola Cuenca comenta no Brasil Agora estreia de Dino no plenário presencial do STF
SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

O Brasil Agora, programa de notícias do SBT News nas primeiras horas da manhã, comentou nesta quarta-feira (28) a estreia do ministro Flávio Dino no plenário presencial do Supremo Tribunal Federal (STF). O magistrado poderá votar no julgamento sobre "sobras eleitorais", que pode culminar na perda de mandato de sete deputados federais.

"O que acontece é que uma lei sancionada em 2021 colocou regras pra que partidos e candidatos pudessem disputar essas sobras. Só que algumas legendas, como Rede Sustentabilidade, foram ao Supremo dizer que essas regras funcionam como cláusulas de barreiras", explicou a repórter Paola Cuenca.

"E estão impedido que alguns candidatos que receberam muitos votos e não atingiram quocientes eleitorais possam assumir cadeiras nas assembleias estaduais, na Câmara. E existe este debate: as regras são constitucionais ou não? Dependendo do que os ministros decidirem, deputados podem perder o mandato", continuou a jornalista, em conversa com o apresentador Murilo Fagundes e a comentarista Iasmin Costa.

Últimas Notícias