Em discurso de despedida, Rosa Weber defende igualdade de gênero e democracia
Ministra se aposenta ao completar 75 anos, no dia 1ª de outubro, após 11 anos de atuação no Supremo
A ministra Rosa Weber, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), fez um discurso de despedida ao final da sessão de julgamento desta 4ª feira (27.set). A ministra deixa a Corte ao chegar aos 75 anos de idade no dia 1ª de outubro.
Indicada ao posto pela ex-presidente Dilma Rousseff, Rosa Weber ocupou o cargo de ministra do STF por quase 12 anos. Na sua fala de despedida, Rosa Weber lembrou ter sido apenas a terceira mulher a integrar o Supremo.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"A igualdade de gênero é expressão da cidadania e da dignidade humana e pressuposto fundamental da democracia", afirmou a ministra em seu discurso de despedida.
Em sua fala, Rosa Weber criticou os ataques de 8 de janeiro e defendeu a democracia. "A resistência, a resiliência e a solidariedade ficaram estampadas na metáfora da travessia da praça dos Três Poderes, todos nós de mãos dadas, desviando das pedras, dos vidros, dos cartuchos de bala. Inabalada restou a nossa democracia, como gosto de dizer", afirmou emocionada.
A última sessão de Rosa Weber discutiu regras para a demarcação de terras indígenas após a Corte derrubar a tese jurídica do marco temporal. Os ministros validaram a indenização a particulares que adquiriram terras de "boa-fé".