Walter Delgatti presta depoimento hoje à CPI da Câmara Legislativa do DF
Parlamentares apuram se hacker da Vaza Jato teve envolvimento com as ações preparatórias do 8 de janeiro
Camila Stucaluc
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do 8 de janeiro da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) deve ouvir, nesta 5ª feira (14.set), o depoimento do hacker Walter Delgatti Neto. Ele ficou conhecido por ter invadido conversas eletrônicas de autoridades que participaram da Operação Lava Jato e divulgado mensagens privadas, no que ficou conhecida como Vaza Jato.
Assista:
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O depoimento de Delgatti foi aprovado pelo presidente da CPI, deputado Chico Vigilante (PT), que acredita que o hacker possa ter envolvimento com as ações preparatórias dos atos golpistas em Brasília. Isso porque, em depoimento ao Congresso, Delgatti acusou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) de planejar uma campanha para descredibilizar a segurança das urnas eletrônicas.
+ Justiça condena hacker Delgatti a 20 anos por invasão de celulares da Lava Jato
A audiência de Delgatti está marcada para as 10h e será realizada por videoconferência devido a problemas na logística para levar o hacker de São Paulo para Brasília. Ele está preso em Araraquara, no interior paulista, desde 2 de agosto, quando foi pego pela Polícia Federal na investigação que apura a invasão e inserção de dados falsos em sistemas de Justiça.
Confira o cronograma de oitivas na CPI da Câmara Legislativa do DF:
14/9 - Valter Delgatti Neto;
21/9 - Coronel Paulo José Ferreira de Souza Bezerra;
28/9 - Ana Priscila Azevedo;
5/10 - Major Cláudio Mendes dos Santos;
9/10 - Capitão José Eduardo Natale de Paula Pereira;
19/10 - Saulo Moura da Cunha;
26/10 - Coronel Reginaldo Leitão.