Anielle Franco critica deputado Gustavo Gayer por fala racista em podcast
Ministra da Igualdade Racial afirmou, em Congresso da Abraji, que vai adotar medidas jurídicas contra o parlamentar
José Luiz
A Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, fez duras críticas ao deputado bolsonarista, Gustavo Gayer (PSL - GO), por suas declarações racistas em um podcast. As falas aconteceram na abertura do Congresso Internacional da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), um dos encontros jornalísticos mais importantes da América Latina, nesta 5ª feira (29.jun).
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A ministra reiterou que analisa, junto com outros ministérios, tomar medidas contra o parlamentar. Em entrevista ao podcast Três Irmãos, Gayer disse que governos ditatoriais avançam na África porque falta "capacidade cognitiva" para as pessoas daquele continente.
"Eu espero que a gente consiga fazer valer para que as pessoas não serem racistas como ele foi e ficarem livros daquilo (...) É inadimissível que, em 2023, um deputado eleito faça declarações como aquela.", reiterou Anielle Franco.
Entraremos hoje com o pedido de cassação do Deputado Gustavo Gayer no Conselho de Ética da Câmara.
? Duda Salabert (@DudaSalabert) June 28, 2023
A câmara não pode ser espaço para racista! Deveria ser preso além de perder o mandato. pic.twitter.com/3D7xhDnvrS
Durante sua participação no evento, Anielle também disse que seria histórico se o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeasse uma mulher negra para o Supremo Tribunal Federal (STF).
SOBRE A ABRAJI
No congresso foram debatidos temas como o impacto da inteligência artificial na comunicação e bastidores de reportagens investigativas sobre Meio Ambiente, Direitos Humanos, Corrupção e Segurança Pública. O SBT News participa do evento.