Senacon abre processo administrativo sancionador contra Hurb
Plataforma de viagens vem sendo alvo de reclamações de consumidores em 2023
O secretário Nacional do Consumidor, Wadih Damous, determinou a abertura de um processo administrativo sancionador contra a empresa Hurb - antiga Hotel Urbano. A ação acontece em meio ao aumento de reclamações envolvendo a compra de pacotes de viagem, que, segundo os clientes, não estão cumprindo com o combinado.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Apenas nos três primeiros meses do ano foram mais de 7 mil queixas, contra 12 mil em todo o ano de 2022, envolvendo cancelamento de viagens sem aviso prévio, atraso no pagamento de hotéis e falta de assistência em casos de problemas. A empresa também é acusada de fornecer informações enganosas sobre pacotes de viagem.
"São milhares de consumidores em todo o Brasil prejudicados pelo desrespeito aos contratos por parte da Hurb. Tal cenário é inaceitável e obriga a Senacon a adotar as medidas que lhe cabem por força de disposição legal", disse Damous. O processo pode resultar desde multas de R$ 13 milhões até a suspensão das atividades da empresa.
Renúncia de CEO
A abertura do processo também acontece em meio à renúncia do CEO da plataforma de turismo, João Ricardo Mendes. Em vídeo vazado na internet, o Mendes aparece xingando um dos clientes, que estava reclamando porque não teve a passagem aérea obtida pela empresa. Na gravação, ele também expõe os dados do consumidor.
+ Fazenda faz pente fino em empresas beneficiadas por renúncia fiscal
Em carta divulgada na 2ª feira (24.abr), Mendes reconheceu os erros e disse que a renúncia ao cargo tem como objetivo separar a imagem da empresa de atitudes pessoais. "Esta é a primeira vez que estou disposto a admitir que preciso separar o João 'Pessoa Física' do João 'Pessoa Jurídica', pois estou prejudicando muitas pessoas", escreveu.
"HURB - MOVING FOWARD | TEN??" pic.twitter.com/ejboMBn7gg
? Hurb (@HurbBrasil) April 24, 2023