Publicidade
Justiça

MPF abre inquérito para investigar autoridades envolvidas no 8 de janeiro

Medida abrange falhas na segurança de Brasília e conivência com os atos golpistas

Imagem da noticia MPF abre inquérito para investigar autoridades envolvidas no 8 de janeiro
Invasão e depredação das sedes dos Três Poderes aconteceu no dia 8 de janeiro | Agência Brasil
• Atualizado em
Publicidade

O Ministério Público Federal (MPF) instaurou um inquérito para investigar as autoridades públicas envolvidas na invasão das sedes dos Três Poderes, em Brasília, no dia 8 de janeiro. Segundo a portaria, assinada na 2ª feira (16.jan), a medida acontece em meio aos fatos existentes, que "autorizam desde já a instauração de inquérito civil". 

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

"Nas decisões do Supremo Tribunal Federal no bojo do Inquérito 4.879 estão descritas evidências de que autoridades públicas, inclusive militares, dolosamente deixaram de cumprir o seu papel de garantir segurança dos prédios públicos federais nos episódios criminosos do dia 08 de janeiro de 2023", explica a ação.

O documento, assinado pelo procurador Carlos Henrique Martins Lima, menciona ainda que omissões dolosas, quando há intenção ou ciência no cometimento do delito, podem configurar o crime de improbidade administrativa.  

+ Golpistas trocaram mensagens com "orientações táticas" para invasões

Tais investigações podem abranger, por exemplo, o governador afastado do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), e o ex-secretário de Segurança Pública do SF Anderson Torres - preso desde domingo (15.jan). Ambos são acusados de ter conivência com os atos e falhar na segurança de Brasília, permitindo a invasão dos golpistas.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade