MPRJ vai reabrir processo por estelionato contra deputado eleito nos EUA
George Santos é acusado de fazer compras com cheques roubados em Niterói
Camila Stucaluc
O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) informou que irá reabrir o processo de estelionato contra o deputado eleito nos Estados Unidos, George Anthony Devolder Santos. Filho de brasileiros, o réu é suspeito de furtar um talão de cheques, que usou para fazer compras fraudulentas em Niterói em 2008.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Após a acusação, Santos teve a prisão preventiva decretada pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. No entanto, como houve a impossibilidade de localização do réu, o processo acabou sendo suspenso pelas autoridades, assim como o curso do prazo prescricional.
"Após o recesso do Tribunal de Justiça, que se encerra no dia 06/01, a promotoria irá peticionar no processo, informando que o réu foi eleito deputado nos EUA e que, por isso, tem endereço certo onde poderá ser citado, solicitando a expedição de carta rogatória para sua citação e andamento regular do processo", disse o MPRJ, em nota.
A eleição de Santos no território norte-americano vem gerando grande repercussão. Além do processo na Justiça do Rio, o deputado eleito confirmou, em entrevista para o jornal New York Post, que mentiu dizendo que tinha se formado na Faculdade Baruch e na Universidade de Nova York, locais onde teria recebido diplomas em Finanças e Economia.
+ Presidente da China felicita Lula por posse e enfatiza parceria com Brasil
Santos também admitiu ter mentido sobre a quantidade de propriedades que tinha, um total de 13, e declarou que passou por dificuldades financeiras, resultando em dívidas de milhares de dólares para credores e locatários. Outra polêmica envolvendo o nome do deputado eleito é a omissão de um casamento heterossexual de anos.