TSE aprova registro da candidatura de Ciro Gomes a presidente
Ministros deferiram registro da candidatura da candidata a vice na chapa do pedetista também
Guilherme Resck
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou nesta 5ª feira (1º.set) o registro da candidatura do ex-governador cearense Ciro Gomes (PDT) a presidente da República. Na decisão, os ministros da Corte julgaram improcedente impugnação solicitada por um candidato a deputado federal e um candidato a deputado estadual com base em antecedentes da vida do pedetista e em ações cíveis por reparação de danos morais a que ele já respondeu.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Conforme o relator das solicitações, ministro Carlos Horbach, todas as condições de elegibilidade de Ciro, como a inscrição da candidatura no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), estão preenchidas. Também nesta 5ª feira, os magistrados aprovaram o registro da candidatura da vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos (PDT), a vice na chapa de Ciro Gomes e o Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (Drap) do Partido Democrático Trabalhista.
Pela legislação, todos os registros de candidatura e eventuais recursos relacionados devem ser processados, analisados e julgados pelos tribunais eleitorais até 12 de setembro - 20 dias antes do dia em que ocorre o primeiro turno das eleições. Em relação aos candidatos a presidente, além de Ciro, Felipe D'Avila (Novo), Léo Péricles (UP), Simone Tebet (MDB), Sofia Manzano (PCB) e Vera Lúcia (PSTU) já tiveram os registros deferidos pelo TSE. Faltam Eymael (DC), Jair Bolsonaro (PL), Lula (PT), Pablo Marçal (Pros) e Soraya Thronicke (União). O de Roberto Jefferson (PTB) foi indeferido.
Veja também: